sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Hot Desk: Incertezas e oportunidades no ambiente de negócios



Hot Desk: Incertezas e oportunidades no ambiente de negócios
Para empreendedores, investidores e – por que não? – para a sociedade como um todo, o início do ano é o período para pensar nos possíveis cenários do ambiente de negócios.
Influenciados pela insistente limitação de visibilidade para horizontes de maior prazo, nós, no Brasil, tendemos a pensar apenas no ano corrente. Entretanto, sugiro fortemente que incluamos em nossas atividades de fim de ano o planejamento para pelo menos os 3 anos seguintes.
Sou mais um daqueles que gostou da formação da nova equipe econômica e gostou mais ainda da ênfase na necessidade de um profundo ajuste fiscal dada pelos novos ministros em seus primeiros pronunciamentos.
Por isso, durante 2015, continuaremos vivendo um período de incertezas elevadas, no qual o cenário internacional se soma ao cenário doméstico como fonte dessas incertezas.
Digo isso porque, apesar de alguma melhora nos sentimentos, ocorrida após a definição da nova equipe econômica, sinto que o humor permanece bastante negativo no ambiente de negócios no Brasil. Nesses períodos, muitos se negam a analisar qualquer oportunidade de negócios que venha a aparecer. Isso me parece um erro estratégico.

Em períodos de incertezas, quando o mercado está confuso e desanimado, podem aparecer oportunidades de crescer e ganhar mercado, principalmente quando o investidor consegue aliar uma certa “ousadia com pés no chão” com visão estratégica.


Precisando de sala para treinamentos? Venha conhecer a Hotdesk! www.hotdesk.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário