quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Profissionais difíceis de lidar!

Profissionais de personalidade complicada tendem a prejudicar o andamento dos negócios, veja como lidar com essas pessoas:

• Impositivo

Inflexível: nunca abre mão de sua vontade.
Autoritário: usa o poder como argumento.
Agressivo: intimida os colegas.
Egoísta: ignora opiniões, sentimentos e necessidades alheias.
Destrutivo: faz críticas depreciativas.
Antipático: tem dificuldade de se relacionar.

Como lidar: Seja assertivo e diga claramente e com firmeza o quanto aquele comportamento agressivo o incomoda e como você quer ser tratado. Além disso, procure entender qual é o motivo da agressividade para deixá-lo seguro e sem necessidade de agredir.

• Vítima

Negativo: está sempre vendo o lado ruim das situações e dizendo coisas desagradáveis.
Pessimista: não se entusiasma com mudanças e sempre acha que nada vai dar certo.
Insatisfeito: sempre reclama da situação na empresa e das injustiças que sofre.
Folgado: dá um jeito de livrar-se das piores tarefas.

Como lidar: Não alimente a insatisfação das vítimas com comentários negativos sobre a empresa, o trabalho, os colegas e o chefe. Quando elas reclamarem, estimule-as a resolver o problema com a pessoa envolvida na situação que as incomoda.

• Dominador

Argumentador: defende suas idéias com excessivo vigor.
Do contra: sempre discorda da opinião do outro para mostrar que tem razão.
Arrogante: faz muitas objeções e dá a impressão de que quer prejudicar o colega.
Egocêntrico: tem dificuldade de ouvir, só concordando se o argumento do colega tiver respaldo em fatos e, claro, concordar com ele.

Como lidar: Antes de dizer suas idéias, escute com atenção tudo o que ele tem a dizer. O dominador precisa sentir que suas idéias foram ouvidas. Quando for conversar com ele, esteja preparado com dados convincentes.

• Dissimulado

Inescrupuloso: assume o crédito pelo trabalho dos outros para subir na carreira.
Desonesto: finge amizade e colaboração para obter a confiança do colega e, assim, conhecer as suas fraquezas para usá-las a seu favor.
Desleal: oferece ajuda para demonstrar a fraqueza do colega, sempre em público.
Egoísta: não tem intenção honesta de ajudar o outro.
Bajulador: quando precisa de algo ou de alguém, acha que tem de seduzir, massageando o ego do outro.

Como lidar: Registre tudo o que foi discutido e sempre peça fatos e dados que comprovem aquilo que o manipulador diz.

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