quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dicas para encerrar uma negociação!

Confira dicas para amenizar o stress originado com o término de uma negociação e também para preservar as relações entre os envolvidos:

1. Ao longo do processo de negociação, registre os posicionamentos (o seu e da outra parte) sobre cada tema tratado. Isso ajuda a disciplinar a estrutura de argumentação, permitindo a exposição transparente dos motivos que levaram ao término das conversas.

2. Argumente sempre com o máximo de clareza, deixando claro, quando for o caso, a sua discordância com colocações e posicionamentos da outra parte.

3. Atue sempre com o máximo de civilidade, sem deixar de registrar por escrito o seu posicionamento.

4. Nos momentos mais incômodos, opte pelo contato pessoal.

5. Comunique de forma organizada e fundamentada os motivos do encerramento da negociação. Isso não apenas demonstra apreço pelo trabalho e dedicação da outra parte, como também poderá ser de grande auxílio caso as tratativas sejam retomadas posteriormente.

6. Atue com o máximo de agilidade, atenuando com isso o stress natural do processo.

7. Nunca se permita perder a paciência. Caso isso ocorra com a outra parte, atue firmemente para restabelecer o bom diálogo. Isso é fundamental para manter as “portas abertas” após o encerramento das conversas.

8. Após o encerramento, seja discreto, mantendo sigilo sobre tudo o que foi tratado, garantindo a privacidade dos seus antigos interlocutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário