quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Os gringos preferem brasileiros!

Peter Rodriguez, diretor do Centro de Iniciativas Globais da Darden School of Business, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, veio a São Paulo para divulgar os cursos de pós-graduação de sua escola. Em entrevista à VoCê S/A, Peter explica o interesse das universidades estrangeiras pelo profissional brasileiro.

Veja sua entrevista:

Por que o Brasil se tornou um destino tão popular?

Peter Rodriguez: O Brasil tem sido mais procurado, pois será uma das maiores economias do mundo. Queremos compreender melhor os costumes e a linguagem do brasileiro. O profissional daqui lida de forma diferente com os problemas e as resoluções.

O que você observou na forma como os profissionais se relacionam?

Peter Rodriguez: No ambiente de trabalho são mais interessados nos outros. Além disso, gostam de ter relações pacíficas.

Em quais aspectos o brasileiro precisa melhorar?

Peter Rodriguez: Talvez na eficiência e nas estratégias que envolvam o planejamento de longo prazo. O profissional brasileiro também precisa ser mais formal no planejamento e aprender sobre o mundo, dando abertura aos talentos de fora. E, como em qualquer economia, precisa competir com os melhores. Para isso, o Brasil deve conhecer os mercados internacionais e aproveitar melhor suas vantagens, vendendo mais agressivamente seus produtos, como o açúcar e o etanol. Afinal, ele está sentado em uma mina de ouro.

Seus alunos na Darden têm mostrado interesse em trabalhar no Brasil?

Peter Rodriguez: Sim, especialmente os que estão empregados em bancos e consultorias multinacionais, como o Boston Consulting Group (BCG), a Delloite e a mckinsey. muitas vezes, ao concluírem o curso, eles são transferidos para as unidades no Brasil.

Qual é sua avaliação dos candidatos brasileiros?

Peter Rodriguez: Eu venho ao país para procurar os estudantes mais talentosos e os tenho encontrado. Eles querem fazer MBA nos Estados Unidos e voltar ao Brasil com emprego garantido. Por isso, precisamos aprimorar cada vez mais os contatos com multinacionais e com empresas brasileiras, para que eles possam voltar e trabalhar aqui.

Qual o perfil do líder do futuro?

Peter Rodriguez: Os líderes olharão para os parceiros de negócios ao redor do mundo. Eles também têm de ser mais inovadores, pois o planeta está se tornando cada vez mais complexo e os negócios precisam se adaptar rapidamente. E têm de ser humanos, buscando harmonia no ambiente de trabalho. As pessoas se preocupam cada vez mais com o significado e procuram empresas que preencham sua visão de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário