terça-feira, 4 de dezembro de 2012

HotDesk: O negócio por trás das decorações de Natal!

A  noite lá estão eles pendurados em árvores, suspensos por guindastes, acendendo luzes e encaixando peças. Tudo para deixar o seu Natal um pouco mais mágico e o de seus clientes um pouco mais rico. As empresas responsáveis pela decoração de shoppings, ruas e lojas do Brasil e que movimentam um negócio milionário no final do ano.

Cinco companhias especializadas exclusivamente em decoração natalina atendem aos pouco mais de 800 shoppings do país. As operações são grandiosas e os preços são altos: um projeto decorativo de natal chega a custar em média R$ 400 mil reais. “Somente para o Natal de 2012 os shoppings investiram cerca de R$ 235 milhões em decoração”, afirma Luís Augusto Ildefonso, diretor de relações institucionais da Associação Brasileiras de Lojistas de Shopping (Alshop).

O fruto de tudo isso é o aumento do consumo. “Uma decoração bem feita atrai pessoas, que ficam mais propensas às compras, por isso, há uma concorrência entre os estabelecimentos para ver quem faz o natal mais tecnológico, mais sofisticado, mais bonito”, completa o diretor.

O investimento em decoração, aliado ao maior poder de compra dos brasileiros, que tiveram aumentos de salários reais e estabilidade empregatícia, geraram previsões otimistas para as vendas de final de ano, período que compreende a primeira quinzena de dezembro até a semana posterior ao Natal. A Alshop espera para esse ano um faturamento 6% maior do que o mesmo período de 2011.

A roupagem de Natal dos shoppings é percebida pelos consumidores quando já estão completas, e fica aquela sensação de que foi "de dia para a noite". E, na verdade é quase o que acontece. Os funcionários começam a trabalhar assim que o shopping fecha, às 23h, até antes de ele abrir as portas, às 9h da manhã do dia seguinte.

O trabalho do decorador vai muito além da montagem e, por isso, ele acontece ao longo do ano, como explica Conceição Cipolatti, diretora artística e dona da Cipolatti, empresa responsável pela decoração de 140 shoppings, entre Brasil, América Latina e Angola, na África.

“Nosso cronograma é bastante apertado: em janeiro visitamos feiras de Natal espalhadas pelo mundo, como Alemanha e Espanha, em março concluímos a criação de novas idéias e abrimos o showroom para que os clientes possam escolher a decoração. Fechado o projeto com cada um deles, a gente começa a montagem e preparação da festa”, diz Conceição.

Precisando de um escritório, sala de reunião, workshops de ultima hora? Venha conhecer a Hotdesk: www.hotdesk.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário