quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Nove regras de etiqueta para todo chefe!

Continuando nossa série de dicas, conheça agora 9 regras de etiqueta profissional publicada pela revista Inc.:

1. Evite ficar sempre atrás da mesa

Para conversas diárias sobre orçamentos, reuniões ou relatórios é normal ficar sentado atrás de sua mesa. Mas para qualquer coisa que não faça parte da rotina como encontrar um cliente, ir a uma reunião, uma entrevista, um comentário, procure  ficar de pé. Se você recebe uma pessoa e aperta sua mão enquanto está atrás da mesa, você estabelece um jogo de poder. Você parecerá estar no comando, mas também passará uma imagem de dominador e impenetrável, o que vai prejudicar qualquer tentativa de uma conversa honesta ou franca.

2. Não economize no bate-papo

Exagerar na conversa jogada fora pode ficar forçado, quem realmente se importa tanto com as condições climáticas? Mas essas informações básicas ajudam seus funcionários a se conectarem com você, a conversa é extremamente importante para conhecer melhor a equipe.

3. Não use gírias de mensagens de texto em e-mails

Sua esposa, marido ou filhos podem entender o que "kd" (sigla para “cadê?”) quando você envia uma mensagem de texto por celular, mas em um email para um cliente essa prática geralmente é interpretada como desleixo e inadequação. Trate as primeiras trocas de emails como cartas comerciais.. Evite sempre: emotions, as carinhas animadas ou tristes. Se estiver feliz, então basta escrever isso.

4. Não economize elogios

Alguns chefes pensam que economizar no feedback positivo incentiva os funcionários a se esforçarem mais e melhora a qualidade da produção. Errado!
Encontre um elogio justificável para recompensar alguém, e torne esta uma prática regular, pois ajudará a empresa a reter os talentos.

5. Não distribua comentários casuais sobre roupas

Evite dizer para um funcionário, especialmente do sexo oposto, ‘Eu amo a sua camisa’. Sua frase pode ser mal interpretada. Este tipo de comentário pode ser traiçoeiro.

6. Não se vista displicentemente

Como chefe, você irá definir o tom para a vestimenta de trabalho. Além disso, suas roupas devem cair bem. Evite roupas muito grandes ou claras, muito apertadas.

7. Não adicione empregados em redes sociais

Quando seus funcionários ou clientes vão para casa à noite e entram no Facebook, esta é provavelmente uma pausa do trabalho e uma maneira de se conectar com pessoas de fora do escritório. Se um chefe adicioná-los na rede social, eles podem se sentir nervosos sobre o quê compartilhar e quem adicionar. Mas se seus funcionários chegarem a você, vá em frente e aceite.

8. Não ignore o poder da sua expressão facial

Você já deve ter descoberto que uma boa cara de poker ajuda nas negociações. Da mesma maneira, você deve sempre trabalhar sua “cara de chefe”. Um chefe carrancudo afasta seus funcionários. Aposte em uma expressão de atenção concentrada e dispare um sorriso quando necessário.

9. Não se envolva em falatório

Um chefe fofoqueiro pode parecer hipócrita e até indigno de confiança. Isto significa não compartilhar muito de sua vida pessoal e evitar perguntas sobre questões pessoais aos funcionários, como casamento, finanças e filhos. Procure falar sobre o mundo dos negócios, a concorrência, ou outros grandes temas.

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