sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mas afinal o que é Marketing?

Quando falamos em divulgar um negócio logo pensamos em “marketing”. Infelizmente, hoje há uma banalização da palavra marketing. A palavra está sendo usada cada vez mais para referir-se a ações que não são efetivamente marketing.

Mas aí vem a pergunta: o que é marketing? Em português, marketing significa mercadologia, comercialização ou ação de mercado.
As ações de marketing são representadas através do composto de marketing – também conhecido como mix de marketing ou 4Ps. Em inglês, os 4Ps são: Product, Price, Place, Promotion. Porém, a tradução não deve ser feita literalmente para o português, assim, em português temos: produto, preço, distribuição e comunicação.


Mas o que exatamente seriam essas ferramentas?

Produto: diferentes tipos de design, características, serviços, diferenciais com a concorrência, marca, tamanho, variedade de produtos, especificações, política de garantia, devoluções, qualidade e embalagem.

 Preço: financiamentos, preço, condições de pagamento, prazo médio, número de prestações, concessões, descontos, crediário.

Comunicação: propaganda, relações públicas, trade marketing, promoções

 Praça: (ponto-de-venda), lojas, canais de distribuição, logística, cobertura, transporte, estoque, locais, armazenamento, distribuição.

Assim, as ações de marketing são feitas desde a qualidade do produto até os meios de distribuição do mesmo. É importante lembrar que o marketing é muito importante para um negócio, em especial os que estão começando agora – um produto ruim não salva uma boa comunicação e vice e versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário