terça-feira, 8 de maio de 2012

10 passos para criar uma marca de destaque no mercado

Engana-se quem pensa que só as grandes marcas precisam destacar-se no mercado. Os pequenos empreendedores também precisam se preocupar com a idéia que as pessoas terão sobre a sua marca.

Pense na Construção da marca desde o primeiro dia

Algo que diferenciou Steve Jobs dos outros empreendedores foi o perfeccionismo. Jobs não deixava um produto ser lançado enquanto este não fosse considerado perfeito pelo mesmo. Como um freelancer é preciso ser como Jobs neste aspecto: é importante ver e rever o produto pensando nos pontos que podem ser melhorados.

1) Cuide da sua imagem

Apesar de estarmos falando de trabalhos freelancer, é importante tratar os serviços como de uma marca, ou seja, caso esteja pensando em começar um negócio, esqueça o “José Fernandes Freelancer”, tente dar um nome fictício para a sua marca. A Nike, por exemplo, possui um nome e uma identidade visual fácil de ser caracterizada. Aspectos como estes deixam a marca com aspecto mais profissional.

2) Tenha paciência

Criar uma marca é algo que requer tempo. Um erro comum entre os novos empresários é com apenas alguns meses de vida da empresa fazer slogans como “o melhor produto”. Uma marca precisa ser trabalhada e, muitas vezes, demora anos para ser inserida na cabeça das pessoas.

3) A importância da comunicação

A comunicação é essencial para fazer a sua marca conhecida. Desde o famoso “marketing boca a boca” até a publicidade.
Henry Ford dizia: ”Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”. A propaganda é um meio de alcance a várias pessoas e você deve se preocupar com ela desde o primeiro dia do seu negócio.

4) Crie um conceito

Para criar uma marca é preciso criar um conceito. O Conceito da HotDesk, por exemplo, é oferecer escritórios coletivos para aqueles que não possuem um escritório próprio e não querem se preocupar com aluguel, secretária e outras despesas. Assim, pergunte-se: Qual o conceito da minha marca?

5) Não desaponte seus clientes

Os clientes esperam algo da sua empresa e você não pode decepcioná-los. Se você promete algo aos clientes é preciso cumprir.

6) Escolha o nome correto

Algumas coisas precisam ser levadas em conta na hora de escolher o nome correto:
- deve ser curto
- de fácil oralidade
- diferente de toda a concorrência
- não deve usar nomes comuns
- fácil de decorar

7) Uma marca necessita de história

Caso você tenha um produto inovador sua empresa poderá ter sucesso rápido, se for ao contrário é preciso ter paciência. As pessoas confiam em marcas que possuem uma história, por isso é necessário construir uma história e uma imagem antes de obter o sucesso desejado.

8) Defina o seu público-alvo

É preciso definir para quem você quer vender o seu produto, por isso é importante analisar se o seu produto é para homens ou mulheres, crianças ou adultos etc.

9) Escolha o seu posicionamento no mercado

Provavelmente você terá concorrentes no mercado. É preciso ter idéia de que você irá começar “por baixo”. Por isso, pergunte-se: Que fatia de clientes quero conquistar no primeiro ano? E conquiste os clientes pouco a pouco. Quem sabe daqui 5 anos você não possa usar o slogan: “líder do mercado”

10) Tenha algo único

Olhe os produtos dos seus concorrentes e veja onde eles estão falhando. Se há alguém no mercado fazendo o mesmo que você observe onde ele erra e crie algo inovador na sua marca que o destaque do concorrente.
E não se esqueça: caso precise um escritório para começar o seu negócio não deixe de nos procurar. Acesse nosso site e saiba mais: http://www.hotdesk.com.br/

Fonte: http://www.escolafreelancer.com/passos-para-criar-uma-marca-de-destaque-no-mercado/

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