segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Hot Desk: Tenha um mentor





Hot Desk: Tenha um mentor
 Um mentor é uma pessoa com larga experiência e conhecimento que se dedica espontaneamente a ajudar outra pessoa em sua carreira e desenvolvimento pessoal. Graças às dicas do Jair eu descobri que era uma pessoa muito pouco assertiva, tinha dificuldades de impor minha opinião e não sabia como reagir a situações de conflitos interpessoais. Me tornei um líder melhor para minha equipe por causa deste aprendizado.
Todo empreendedor precisa de um mentor. Ele é mais importante na fase inicial da trajetória empreendedora, mas sempre será útil e necessário, pois traz uma visão de fora, com intenção genuína de ajudar e contribuir com o seu desenvolvimento. O jovem empreendedor não completou sua formação na universidade. Se o universitário seguir uma carreira em empresa, o ambiente corporativo, o chefe e seus colegas, o ajudarão na complementação de sua formação profissional. Já o empreendedor conta apenas com os seus sócios - muitos tão imaturos e ingênuos quanto ele - e com a falsa autoconfiança proporcionada pelo otimismo exacerbado de que seu negócio vai dar certo. Por isso ele precisa de mentores: para completar sua formação empreendedora que, de outra forma, só seria adquirida por meio da tentativa e erro, apanhando com a prática.
O mentor é como um mestre que vê em seu discípulo um filho, um protegido. Ele se espelha no mentorado e projeta nele a possibilidade de cultivar um sentimento de realização a partir do seu progresso e sucesso. Sua motivação não deve ser dinheiro ou participação no negócio. Mentores remunerados não são mentores, são consultores. A mentoria é uma iniciativa de doação, de transmissão para outras gerações do seu aprendizado e legado intelectual.
Mas tome cuidado para não confundir o papel do mentor. Sua principal contribuição é para o desenvolvimento do empreendedor. Ele não vai te dar uma ideia de negócio, vai ajudá-lo a ter esta ideia. Não vai apresentar pessoas importantes a você, mas vai te ensinar como montar uma rede de relacionamentos. Não vai te dizer o que fazer, mas desenvolver sua capacidade de tomar suas próprias decisões. Se ele não fizer isso, o empreendedor vai ficar dependente dele para sempre, e não é esse o objetivo da mentoria.
Por fim, preocupe-se também em aprender a ser mentor. Hoje você é aprendiz, mas, se tudo der certo, você será bem-sucedido. Daí, sua obrigação moral é passar para frente o que aprendeu, atuando como mentor de outro empreendedor nascente. O que eu aprendi com o Jair e com outros mentores, formais e informais, tenho retransmitido diariamente, principalmente para meus alunos. No final das contas, o sucesso dos meus alunos representa o meu sucesso também.

Não esqueça, os melhores escritórios coletivos do ABC você encontra aqui na Hot Desk! Acesse: www.hotdesk.com.br ou ligue 3907-1087


Nenhum comentário:

Postar um comentário