quarta-feira, 18 de abril de 2012

A cultura do devagar


Antigos ditados já diziam: “ Devagar se vai ao longe” e “ A pressa é inimiga da perfeição”.Estes ditados são muito importantes, porém a humanidade está deixando-os para trás cada dia mais.

A ansiedade hoje toma conta dos corações das pessoas, pois elas estão preocupadas com o futuro e acabam esquecendo-se de viver o presente. A pressa para entregar os projetos, a agenda lotada, reuniões atrasadas... parte do nosso cotidiano que nos faz esquecer de viver.

Nós (brasileiros, argentinos, ingleses, americanos etc.) não nos preocupamos mais com o viver, com a família, com nós mesmos. Passamos a maior parte do tempo preocupados com prazos e horários.  Diferentemente dos Suecos que vivem a cultura do “slowdown”.

A cultura do devagar para os suecos é algo que realmente trás resultados. Os Suecos possuem prazos sim, mas estes são muito mais longos do que os nossos. As metas dos suecos são alcançadas, pois eles discutem e reúnem-se várias vezes para realizar um trabalho.

É importante lembrar que a Suécia é do tamanho do Estado de São Paulo e possui 2 milhões de habitantes, porém existem várias empresas importantes que são de capital sueco como Volvo, Skandia, Ericson, Electrolux, ABB, Nokia, Nobel Beocare etc.

O movimento do Slow Down gerou o movimento do Slow Food que é o inverso do Fast Food. O Slow food prega a apreciação dos alimentos e das bebidas, de maneira a comer e beber devagar, sem pressa e com qualidade.

O movimento do Slow food deu origem há algo muito maior pela Europa que é o Slow Europe. Segundo a Business Week, os trabalhadores franceses, ainda que trabalhem menos horas (35 horas por semana) são mais produtivos que os seus colegas americanos e ingleses.

Com esse movimento é possível ficar menos estressado, mais atento e produtivo, além de retomar os valores da família, do tempo livre, do prazer dum belo ócio e a vida em pequenas comunidades.Ou seja, recapitular valores essenciais do ser humano como prazeres do cotidiano e a simplicidade de viver, ambientes de trabalho com menos pressão, mais alegre, leve e produtivo.

Pense e reflita: qual cultura você quer seguir: A Do it now – Faça isso agora- ou a Slow down – a cultura do devagar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário