quinta-feira, 13 de agosto de 2015

8 mandamentos para o empreendedor ter sucesso nas redes

Ter um perfil nas redes sociais é uma maneira barata de pequenas empresas atraírem novos consumidores e manterem o contato com os antigos. Mas, se o empreendedor não se preparar, essa divulgação pode destruir a imagem do negócio.

O empreendedor pode usar as redes para conhecer pessoas que opinam sobre a empresa, diz Rose Naves, coordenadora da pós-graduação em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais da Universidade Anhembi Morumbi. Assim, o negócio captura ideias interessantes para ajudar na condução da empresa em tempos de crise.
Ainda que o público seja diverso, o perfil online serve para atingir um nicho. "
Os benefícios de estar nas redes não vêm sem cuidado. Por isso, selecionamos os mandamentos que o empreendedor deve seguir na hora de administrar a página da sua empresa:

1. Esteja pronto
2. Investimento baixo não significa desleixo
3. Separe pessoal e empresarial
4. Produza seu conteúdo com profissionalismo
5. Gere valores intangíveis: você irá precisar depois
6. Tenha planejamento na hora de publicar
7. Evite começar sua página já empurrando produtos
8. Engajamento é a chave do sucesso



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quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Fiesp abre concurso gratuito de programação e empreendedorismo em São Paulo.


O Comitê Acelera da Fiesp (CAF) promove entre os dias 22 a 24 de agosto a quarta edição do Hackaton, evento que reúne programadores, designers e outros profissionais da tecnologia para desenvolver soluções tecnológicas em uma espécie de maratona que mistura programação e empreendedorismo. Este ano o tema será “economia compartilhada e colaborativa” e as iniciativas devem ter formato de aplicativo móvel e código aberto.
As incrições são gratuitas e foram prorrogadas até o dia 18 de agosto, terça-feira; as vagas são limitadas.

A ideia é reunir, durante os três dias, diversos participantes (qualquer interessado pode se inscrever) em um acampamento na sede da Fiesp de São Paulo (Avenida Paulista, 1313, 5º andar). Os inscritos devem se reunir em equipes de cinco pessoas, compostas, preferencialmente, por dois programadores ou desenvolvedores, um designer, um empreendedor e um comunicador. 
Todas as refeições e as barracas são fornecidas pela Fiesp – o evento é completamente gratuito.

Esses grupos podem desenvolver iniciativas, seguindo o tema proposto, em uma das três categorias: consumidor final, com propostas voltadas diretamente aos futuros usuários; cadeia produtiva, com foco na otimização dos processos de produção; e uma terceira categoria de impacto social, com avanços no setor de serviços públicos, governamentais ou no terceiro setor.  

Na programação do Hackaton, estão palestras, mentorias e brainstorms de criação das equipes. No domingo, os projetos são apresentados em pitch para uma banca de jurados e na segunda-feira (24) acontece a cerimônia de premiação, além de uma palestra do cantor Gabriel Pensador, seguido de um show dele no próprio local (Teatro Ruth Cardoso). A equipe ganhadora é automaticamente convidada a participar do evento Acelera Startup da Fiesp, que acontece em novembro, com possibilidade de aceleração do projeto, inclusive com investimento. Outros detalhes da premiação ainda não foram definidos.

O nome hackaton é, na verdade, dado a qualquer encontro de desenvolvedores interessados em solucionar um problema em alguma área. No Hackaton da Fiesp, desde a primeira edição em 2013, mais de 800 pessoas já se inscreveram. Diferentemente das edições anteriores, neste ano a maratona acontece por três dias – e não dois.  

Hackaton Fiesp.
Dias 22, 23 e 24 de agosto. Você pode fazer inscrições aqui. 
Mais informações: acelerafiesp@fiesp.com.br, 3549-4499 (Fiesp), site.
Fiesp: Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP



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quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Use a crise para contratar os talentos criativos devolvidos ao mercado.

Se você não entrar em pânico nestes tempos de crise e gerenciar seus projetos de olhos bem abertos vai poder convergir para seus negócios as sobras de talentos que sempre acontecem nas crises.
Nos tempos de crises, reais ou imaginárias, é super comum o descarte de talentos. Porque muitas empresas vinculam seus profissionais criativos a valores monetários. E acreditam, bestamente, que podem eliminá-los nos momentos que consideram difíceis, quando seria imprescindível manter  gente com inventividade para ajudar a empresa a superar os tempos de vacas magras.
Mas talento profissional descartado é talento vivo, ansioso por ser reconhecido, pronto para agregar novas visões aos seus projetos.
O único problema, além de percebê-los, é se preparar para assimilá-los na corrente produtiva de seu empreendimento. Porque o relacionamento com profissionais talentosos exige sensibilidade, imensa capacidade de ouvir e respeito aos seus pontos de vista. É preciso também entender seus códigos que são, por sua própria condição, diferenciados da linguagem corporativa usual.
Ao conseguir atrair a atenção de um profissional criativo descartado pelo mercado, não espere uma pessoa humilhada, submissa, puxa saco. Ao contrário, você encontrará homens e mulheres conscientes de sua capacidade profissional, que defendem seus pontos de vista com elegância e firmeza.
Gente que olha para sua empresa como um todo e que o veem e o respeitam como um gestor mas que se igualam a você na preocupação de buscar resultados a curto prazo.
Se você souber tratar esses talentos descartados nas crises como associados, discutir e aprofundar seus pontos de vista, na busca de cenários que o ajudem a ter uma visão ampliada e inovadora de seu negócio, o investimento de os tê-los na sua empresa retornará a curto e médio prazos.
Mas não se iluda. Porque não basta se decidir a contratar talentos descartados. É preciso que você, como gestor, assuma também uma postura extremamente criativa. Que aprenda a apostar nos riscos gerenciais de colocar em prática projetos nos quais tem apenas o controle parcial, já que terá que dividir decisões, monitoramento e validações com seus novos associados.
Isso confirmará sua empresa como inovadora a posterior, quando conseguir superar a atual crise (real ou imaginária) e juntos com seus novos sócios inaugurar um novo estágio nos seus negócios.

fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/marco-roza/2015/08/05/use-a-crise-para-contratar-os-talentos-criativos-devolvidos-ao-mercado.htm

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quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Quero abrir uma empresa, por onde devo começar?

Assim como para construir uma casa, organizar uma festa ou planejar uma viagem, para se abrir um negócio também é necessário fazer um cuidadoso planejamento do que se pretende fazer. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não se realizam por si só, é preciso planejamento. E assim também acontece com a abertura de uma empresa: é preciso planejar, levando em consideração diversos fatores, antes de decidir abrir um negócio.

VEJA ABAIXO O QUE SE DEVE PENSAR AO QUERER ABRIR UMA EMPRESA:



- Definir qual é o negócio
- Gostar do que faz
- Saber se é viável
- Ter um plano de negócios
- Encontrar o lugar
- Ter ou não ter sócios
- Como elaborar um plano de negócio



Para saber mais acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pb/artigos/Passo-a-passo-para-abrir-um-neg%C3%B3cio

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segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Cinco dicas para engajar o consumidor nas redes sociais


Especialista Gabriel Rossi alerta que conhecer e ouvir o público-alvo é fundamental para estreitar o relacionamento na web.
 Como engajar o consumidor no mundo virtual? Esse é o grande desafio de empresas contemporâneas, que precisam tornar seu público-alvo um seguidor fiel e replicante de posts e comentários favoráveis à marca. Para o especialista em marketing Gabriel Rossi existem cinco regras fundamentais a serem adotadas.

1 – Siga o comportamento de seu público-alvo. Não siga a tecnologia. Faça uma avaliação pormenorizada, respondendo às seguintes perguntas: Em quais redes sociais seu consumidor se comunica? Por quem ele é influenciado e quem ele influencia na web?

2 – Determine a personalidade e os valores da marca que coincidem com o público-alvo. Explore essa sinergia de forma criativa com recursos como storytelling;

3 – Ouça e monitore.  Nenhuma marca consegue construir credibilidade sem que seus stakeholders percebam que estão sendo ouvidos de maneira sincera.

4 - Online para offline. Uma vez estabelecida a conexão virtual, leve-a para o mundo real como forma de nutrir e fortalecer os relacionamentos.


5 – Tenha paciência. É necessário tempo para encontrar o tom adequado nas mídias sociais. Erros acontecem e o jogo virtual tem como moeda a confiança e credibilidade. Isto não surge de uma hora para outra.

Fonte: http://empreendedor.com.br/noticia/cinco-dicas-para-engajar-o-consumidor-nas-redes-sociais/

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