quinta-feira, 30 de julho de 2015

Seis dicas para reter clientes em tempos de crise

Como reflexo da crise econômica, a maioria das empresas já sente baixar as vendas e a queda nas negociações. Mesmo assim, existem algumas ações que que podem contribuir para atrair e reter clientes.  Ricardo Tocha, executivo da Templum Consultoria, destaca alguma delas:

- Compreenda seu público
- Redução de gastos desnecessários
- Socialize-se
- Faça parcerias
- Pós-venda e Feedbacks
- Melhore a gestão

Para saber mais acesse: http://empreendedor.com.br/noticia/seis-dicas-para-reter-clientes-em-tempos-de-crise/ 

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quarta-feira, 29 de julho de 2015

8 atitudes que queimam o filme com o seu cliente

Atender bem o seu cliente é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio. Todos os empreendedores já ouviram algo parecido. Mesmo assim, muitos “micos” ainda acontecem na relação entre empresa e cliente, o que resulta em menos vendas para a primeira e frustração para o segundo.
As práticas “queima filme” não estão restritas aos negócios com espaço físico. Muitos e-commerces também acabam adotando atitudes não recomendadas. 

Veja abaixo algumas atitudes citadas pelos especialistas:

1 - Bater boca com o cliente
Discutir com o cliente é atitude inadmissível, na visão do professor Marcos Rocha, da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi. “Este é o principal mico. A atitude correta é você ouvir esse cliente, entender o ponto de vista dele e explicar educadamente o ponto de vista da empresa”, sugere.

2 - Não ceder
Em casos de impasse, a decisão deve ser sempre em favor do cliente, principalmente se isso não vai trazer grandes custos para a empresa, recomenda Rocha.

3 - Não responder às reclamações
Quando um cliente envia uma reclamação por e-mail, por exemplo, ela deve ser respondida em até 24 horas.

4 – Tratar o cliente com apatia
“Esse é um dos principais pecados capitais do atendimento. A apatia é o contrário da empatia, que é tentar entender o outro. Sem entender, não tem como atender bem”, afirma Alfredo Duarte, do Grupo Empreenda.

5 - Estipular regras “burras”
“É impressionante como as empresas criam regras que vão contra elas mesmas”, afirma Duarte. Um exemplo, segundo ele, é uma loja que não aceita trocas aos sábados.

6 - Deixar que uma reclamação pequena vire uma bola de neve
Com as redes sociais, grande parte dos clientes usa esse canal para reclamar de problemas com as empresas. Para Luís Felipe Cota, da Goomark, é necessário lidar com tranquilidade com esses feedbacks negativos.

7 - Não abrir canais para contato
No caso de e-commerce, outro erro comum é não deixar um canal para que o cliente entre em contato com você. “É muito comum o e-commerce achar que o cliente vai se resolver sozinho no site. Não vai, sempre vão surgir dúvidas.

8 - Não entregar no prazo
“A questão da entrega é a principal reclamação no e-commerce”, avalia Cota. Segundo ele, para ter uma vantagem competitiva em relação ao concorrente, o empresário acaba colocando o prazo de entrega no limite da sua capacidade.


Para saber acesse: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/8-atitudes-que-queimam-o-filme-com-o-seu-cliente

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terça-feira, 28 de julho de 2015

5 dicas para largar o emprego e tocar o próprio negócio.


Abrir um negócio é o sonho de muitos brasileiros. Contudo, o que diferencia os verdadeiros empreendedores dos amadores é a coragem de tirar a ideia do papel e pôr a mão na massa.
Mas, quando saber a hora certa de deixar o emprego para tocar sua startup, negócio próprio ou franquia?
Os empreendedores Ricardo Salazar, criador da startup eStoks, Matheus Ximenes, CEO e fundador da MUMA, e Andre Braga, CEO e sócio-fundador do Eventick, palestraram na Campus Party Recife e contaram como é deixar o emprego para tocar o próprio negócio.
"Trabalhar com o que a gente gosta não tem preço. Mas exige muito esforço", disse Andre.
Eles deram algumas dicas para quem está nesta transição. Confira:

1. Ter flexibilidade no plano de negócio
2. Esteja ciente de que você vai trabalhar muito mais do que como empregado
3. Muita cautela com seus sócios
4. Seja justo
5. Encontre algo que te motiva

E lembre-se ''O sucesso não vem sempre de imediato.''
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segunda-feira, 27 de julho de 2015

Primeiro hotel com funcionários robôs inaugurado em Nagasaki

Um hotel com uma equipe completa de funcionários robôs pode ainda parecer coisa do futuro ou de filme de ficção científica para muita gente, mas já está se tornando realidade no Japão.

No dia (17) a companhia de resorts Huis Tem Bosch inaugurou o primeiro hotel do mundo que possui robôs para a realização de diversas tarefas no lugar dos humanos. 
Os robôs inteligentes ajudam na recepção e na limpeza, carregam as malas dos hospedes e são responsáveis pelo serviço de quarto

Chamado de “Hen’na Hoteru” (Hotel estranho), o local foi construído na cidade de Sasebo, em Nagasaki e conta com a atuação de 80 robôs nas instalações.

De acordo com a reportagem do jornal Sankei, o hotel surpreende os hospedes desde a recepção até a entrada nos quartos. Para quem entra no local, à primeira vista é de três dinossauros robôs que ficam na recepção.

Participação dos humanos
Embora haja 80 máquinas instaladas pelo hotel, há também uma equipe de funcionários humanos, que são necessários para realizar tarefas que os robôs não conseguem.

Resolver questões dos hospedes, controlar as ações dos robôs e algumas tarefas como arrumar as camas, que ainda é difícil para as máquinas, ficam na responsabilidade de funcionários de carne e osso.

De acordo com o presidente da Huis Tem Bosch, o plano agora é levar o hotel para outras localidades e utilizar alta tecnologia para construir locais ainda mais atrativos. “Vamos, aos poucos, expandir o hotel dentro e fora do país e investir também em um parque temático que utilize a tecnologia de ponta mais avançada do mundo”, explicou em entrevista para o jornal.

O hotel terá um custo de ¥9 mil de diária e 72 quartos disponíveis em um primeiro momento. De acordo com as informações da empresa, a companhia deve construir ainda novas instalações até março do próximo ano.


Saiba mais: http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/46239/Primeiro-hotel-com-funcionarios-robos-sera-inaugurado-em-Nagasaki
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quinta-feira, 23 de julho de 2015

Circuito de Palestras e Oficinas de Inauguração de São Bernardo do Campo Senac.

De 4 de agosto a 2 de setembro, o Senac São Paulo promove um ciclo de workshops, palestras e oficinas em comemoração à inauguração da nova unidade da rede, em São Bernardo do Campo.

A unidade terá 31 salas de aula convencionais; duas salas multifuncionais e cinco laboratórios de informática, além de laboratório para cursos de farmácia, meio ambiente e enfermagem; laboratório de hardware; laboratório de design; cozinha pedagógica; estúdio de vídeo; estúdio de rádio e biblioteca.

Toda essa infraestrutura possibilita que o Senac São Bernardo ofereça cursos técnicos e livres em diversas áreas do conhecimento, como comunicação e artes; design; moda; administração e negócios; tecnologia da informação; desenvolvimento social; gastronomia e nutrição; hotelaria e eventos; meio ambiente; saúde e segurança no trabalho; e saúde e bem-estar.

Senac São Bernardo do CampoAv. Senador Vergueiro, 400 - Centro
São Bernardo do Campo - SP
E-mail: sbcampo@sp.senac.br
Telefone: 08008832000
Data e Horário
04/08/2015 até 02/09/2015
Preço
Participação gratuita.
Veja a programação no site: http://www.sp.senac.br

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quarta-feira, 22 de julho de 2015

3 conselhos de Jack Ma aos empreendedores

O fundador da maior empresa de e-commerce do mundo, a Alibaba, dá dicas para ter sucesso na internet.
Com um patrimônio de mais de US$ 20 bilhões, Jack Ma é, provavelmente, um dos maiores empreendedores da China e do mundo. Ma demorou vários anos para finalizar o ensino fundamental e foi rejeitado 10 vezes na universidade de Harvard. Mesmo assim, superou as adversidades e criou o Grupo Alibaba, maior rede de e-commerce do mundo.

Neste mês, Ma esteve em São Paulo para a reunião inaugural da NETmundial Initiative, um grupo de acionistas globais da Internet, e compartilhou algumas dicas para empreendedores que enfrentam dificuldades em seus negócios. “O que você precisa aprender não é como fazer negócios, mas como encontrar o seu novo modo de vida. Você não está gerenciando um negócio, você está se tornando sua melhor versão”, diz. 
Veja três conselhos do empresário:
1. Esforce-se
Não espere que fazer negócios seja fácil. “Os empresários têm que empreender um esforço incansável para ter sucesso. 

2. Ame o que faz
Se você não ama o que faz, está no caminho errado. “Você deve ser apaixonado pelo que você está fazendo. Porque quando você tem um coração voltado aos seus próprios produtos e serviços, e você recebe feedback positivo de seus clientes, você fica grato, e você se comunica com eles com paixão e paciência. 

3. Pense, pense e pense
Não adianta querer ganhar dinheiro com um negócio da noite para o dia. Você deve se esforçar, amar o que faz e colocar a cabeça para funcionar. “Um elemento para o sucesso é colocar o seu cérebro para trabalhar. Depois de ter decidido o que fazer, você precisa considerar com cuidado como fazer isso.
FONTE: http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/07/3-conselhos-de-jack-ma-aos-empreendedores.html


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terça-feira, 21 de julho de 2015

3 passos para elaborar o logotipo perfeito

Quer criar um logotipo arrasador para a sua marca? A tarefa não é das mais fáceis. Afinal, um bom logo revela informações sobre a empresa assim que é visto por alguém. Para ajudar qualquer empreendedor a pensar no logotipo ideal, a 99Designs, que chegou ao Brasil em agosto do ano passado com a aquisição da LogoChef, publicou um e-book sobre o assunto.
O guia é gratuito e está disponível para download no site da startup. Veja aqui algumas dicas para elaborar um belo projeto.

1. Defina a sua marca
Uma vez que a visão da marca esteja definida, será possível traduzir seus conceitos fundamentais em um logotipo através de símbolos, cores e palavras.

2. Conheça as melhores práticas
Uma boa dica para ajudar no processo de elaboração do que você gostaria de ter no seu logo é dar uma busca no Google para pesquisar imagens de logotipos do seu setor. 
Ao ver as imagens, tome nota do que você acha que funciona e do que definitivamente você acha que não funciona.

3. Procure se familiarizar com o processo criativo
Na hora de criar o logotipo, o designer usará diferentes elementos para construir o projeto – estilo (tipográfico, símbolo ou ambos), cores, fontes. Se você estiver familiarizado com alguns deles, poderá fornecer um feedback mais significativo e assertivo para o profissional contratado.



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segunda-feira, 20 de julho de 2015

O “100 Open Startups” está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto


Movimento conecta grandes empresas e startups.

Onde boas ideias se tornam melhores!


Dez fundos de investimento, 40 grandes empresas, seis programas deempreendedorismo e 100 startups. Esta é a fórmula do movimento “100 Open Startup'', http://www.openstartups.org.br/ criado para unir startups e possíveis clientes e investidores. A segunda edição do programa está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto.
As grandes empresas propõem dez desafios de inovação e as startups interessadas devem se inscrever em um deles, propondo soluções e ideias. Os desafios serão ligados a áreas como saúde e agronegócios. Participam empresas como Grupo Fleury, 3M, Abbott, Natura e IBM.
Os projetos inscritos serão avaliados por empresários, investidores e empreendedores. No ano passado, foram mais de três mil inscritos. A meta do movimento é identificar 100 startups inovadoras.
O evento vai acontecer em 13 cidades, nas cinco regiões. As selecionadas poderão encontrar os empresários, executivos e investidores durante a Open Innovation Week, que ocorre em fevereiro, em São Paulo.


FONTE: http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2015/07/movimento-conecta-grandes-empresas-e-startups.html

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quinta-feira, 16 de julho de 2015

USP oferece curso gratuito de pioneirismo empresarial no Brasil

Curso estudará trajetórias de sucesso de empreendedores brasileiros.
Não há maneira melhor de entender a cultura de inovação de um país do que conhecendo de perto os grandes cases de sucesso de sua história. Essa é a proposta do III Curso de Pioneirismo empresarial e a construção do século XXI oferecido pela Universidade de São Paulo, nos dias 29 e 30 de julho.

Entre outras trajetórias de sucesso de brasileiros, o curso vai estudar e discutir as contribuições dos empreendedores Luiz Vicente de Souza Queiroz, José e Antônio Ermírio de Moraes, Ramos de Azevedo e Jorge Street.

Dois empresários estrangeiros, que tiveram impacto importante no processo de industrialização e na forma de consolidar na sociedade uma cultura empreendedora, terão suas vidas estudas: o escocês Andrew Carnegie e o americano J.P. Morgan.
O curso é resultado do projeto de pesquisa Pioneirismo Empresarial no Brasil, de Jacques Marcovitch, que investiga a trilha assimétrica e contraditória de empresários de várias épocas.

As inscrições estão abertas até o dia 24 de julho e podem ser feitas a partir do site http://www.usp.br/pioneiros/n/. O curso é gratuito e tem como público-alvo educadores e profissionais da área de empreendedorismo.



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quarta-feira, 15 de julho de 2015

Twitter estreia ferramenta para ajudar empreendedor em publicidade digital.

O Twitter estreiou agora em Julho, o “Twitter Self-Service” no Brasil. A plataforma foi desenvolvida para empreendedores, independentemente do tamanho de seus negócios, anunciarem seus serviços ou produtos na rede do microblog em poucos passos.

Gabriela Comazzetto, diretora de vendas para pequenas e médias empresas do Twitter Brasil, está à frente do lançamento. Ela explica que a ferramenta conta com recursos e tutoriais que facilitam a criação de uma campanha.

“O empreendedor precisa ter uma conta no Twitter. Ao se conectar no “Self Service”, ele precisa definir o objetivo do seu anúncio – como divulgar um aplicativo ou conseguir novos seguidores -, escrever o texto do tuite, anexar uma imagem e verificar o resultado. Se gostar, basta escolher o público-alvo e disparar a campanha”, diz.


Lançado em 2013 nos Estados Unidos, o “Self Service” já opera em 33 países. Segundo Gabriela, o Twitter fará campanhas em seu serviço e em newsletters para divulgar o serviço. “A ferramenta serve para todo tipo de empreendedor, mesmo aqueles que operam negócios offline. Por isso, vamos mostrar como ele funciona para conseguir pegar um público que não tem experiência com anúncios digitais”.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/07/twitter-estreia-ferramenta-para-ajudar-empreendedor-em-publicidade-digital.html

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terça-feira, 14 de julho de 2015

7 dicas para não travar em uma apresentação

Chegou a hora da tão planejada apresentação. Nada pode dar errado, pois tudo está pronto e você conhece muito bem o conteúdo da sua fala. No ápice, porém, pode acontecer algum problema: sua apresentação de slides parar de funcionar, por exemplo. Frente a isso, certas pessoas conseguem se controlar, soltar um gracejo e continuar a apresentação; outras simplesmente travam.
Em uma situação como essa, qualquer um pode manter o autocontrole seguindo algumas dicas simples. Jeff Haden, colunista do site da revista Inc., enumerou algumas delas.

1. Pratique;
2. Desconstrua a ordem dos assuntos abordados;
3. Seja pessimista;
4. Planeje mentalmente;
5. Responda rápido;
6. Aprenda com a sorte;
7. Não trave nunca mais.

Para saber mais acesse: http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2014/12/7-dicas-para-nao-travar-em-uma-apresentacao.html

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quarta-feira, 8 de julho de 2015

Você conhece a nova tendência de coworking?

Um modelo de trabalho em franco crescimento no Brasil e já praticado com bastante sucesso em outros países é o chamado coworking, que representa uma forma inovadora de otimizar espaço, custos e esforços. O conceito de coworking está diretamente ligado ao que o próprio nome em inglês sugere: uma parceria, colaboração ou, ainda, um espaço de trabalho coletivo. Assim, o termo denomina uma nova tendência que chegou para revolucionar a maneira como muitos profissionais independentes — empreendedores, freelancers, autônomos e pequenos e médios empresários, por exemplo — conduzem sua rotina de trabalho.
Conhecidos também como escritórios compartilhados, esses espaços geralmente ficam em uma boa localização, facilitando o deslocamento não só de quem trabalha lá, como também dos clientes que eventualmente tenham que fazer visitas ao local. Além disso, podem ser alugados por hora ou ser negociados em pacotes que costumam ser bastante vantajosos para os contratantes.
Confira agora mesmo alguns outros benefícios:

- Conveniência
- Custos
- Praticidade
- Infraestrutura
- Coworking | Networking
- Adequação
- Profissionalismo

Para saber mais acesse: http://www.deskcoworking.com.br/voce-conhece-nova-tendencia-de-coworking/

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terça-feira, 7 de julho de 2015

Os 5 setores mais rentáveis para novos negócios

O instituto de pesquisas IBISWorld fez um estudo, a pedido da revista americana ''Inc', dos setores mais rentáveis para novos empreendedores. Apesar das particularidades do mercado americano, o resultado dá pistas do que pode ser oportunidade de negócio para os brasileiros nos próximos anos.
A pesquisa leva em conta projeção de crescimento da receita, mão de obra e margem de lucro média. Confira os cinco principais setores.

- Software de pesquisa online
- Software de RH
- Fantasy Sports
- Software de negócios
- Sistemas de planejamento urbano

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sexta-feira, 3 de julho de 2015

Saiba como usar a internet a favor da sua empresa.

A internet é uma aliada e tanto para o empreendedor na hora de aprimorar seu negócio. Na rede, não faltam ferramentas para ajudar na administração de pequenas e médias empresas, facilitando desde a gestão financeira até a divulgação. E sem pesar no orçamento. 
Conheça algumas delas e saiba como elas auxiliam em cada área:
- Finanças
- Organização
- Divulgação e Marketing
- Sites e Blogs
- Comunicação
A internet e sua enorme popularidade, passou também a ser um canal de comunicação das empresas e de serviço de atendimento ao cliente, que hoje são muito utilizados para essa interação entre empresa e cliente. Entre eles os mais utilizados são as redes sociais, ‘’Linkedin, Facebook, Blooger, Twitter e os aplicativos Whatsapp e Skype que possuem ferramentas como de mensagens instantâneas, e ate ligações sem custo. 
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quinta-feira, 2 de julho de 2015

Food trucks são tendência de negócios em 2015.


A crise econômica de 2008 nos EUA e Europa promoveu uma tendência gastronômica mundial que veio pra ficar: a dos food trucks, caminhões estilizados transformados em restaurantes itinerantes.
A atividade é fonte de renda de muitas famílias. Os trabalhadores deste ramo já representam ao redor de 2% da população.
O conceito é de uma gastronomia variada – existem food trucks que servem desde lanches mais comuns até pratos de culinária internacional -, com leve ‘toque’ gourmet e preços mais acessíveis (entre R$ 15 e R$ 20). “São pratos vendidos na rua, mas com qualidade e higiene, características que mudam a relação do público com a comida e com o espaço público,” comenta o empresário Reinaldo Zanon. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já têm realizado feiras de food trucks, sendo que a primeira regulamentou a alguns meses lei que favorece o comércio gastronômico de rua.
Segundo o Ibope Inteligência, alimentação fora de casa movimentou R$ 140 bilhões ano passado. O mercado em alta tem promovido o interesse de empresários do segmento de gastronomia. O próprio Reinaldo Zanon é um exemplo. Em outubro, ele e seus sócios, Leonardo Cannizza e Rodrigo Nicoletti, adotaram formato de franquia food truck para o Los Cabrones. Trata-se de um restaurante de comida mexicana. Poucos meses depois, 12 franquias foram comercializadas dentro e fora de São Paulo. “,” comenta o empresário.
Pode-se definir Food Truck como uma cozinha móvel, de dimensões pequenas, sobre rodas que transporta e vende alimentos, de forma itinerante.
A infraestrutura necessária para montar um Food Truck deve  ser planejada para poder atender às necessidades de preparação e comercialização dos alimentos, segundo às exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A maioria dos veículos é formada por trailers, furgões, camionetes ou caminhões adaptados. Os modelos e o custo para se adequar às diversas legislações variam bastante.
O investimento pode variar entre 50 a 70 mil reais ou a montantes mais altos, ao redor de 200 mil reais, dependendo da tecnologia utilizada, adequações de suspensão e freios para tolerar o peso da cozinha e os equipamentos instalados.



E caso você precise de um local para se reunir com seus fornecedores ou investidores, venha para HotDesk e receba-os com infra-estrutura necessária.
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