quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


Hotdesk: Dicas para aumentar as vendas no final de ano!

Especialistas recomendam focar no atendimento e na gestão do estoque para ter um bom resultado neste Natal.

Nessa época, os consumidores estão mais dispostos a comprar e os empresários precisam redobrar a atenção se quiserem faturar ainda mais. “Não se preocupe em vender e sim em ajudar os clientes na compra”, afirma Carlos Cruz, diretor do IBVendas.

No caso de vendas online, os cuidados vão além do estoque. Bruno Ballardie, CEO do eÓtica, conta que a empresa está preparando campanhas de marketing para que as compras sejam antecipadas, evitando transtornos quando os fornecedores entrarem em recesso.

Veja abaixo as recomendações dos especialistas:

1. Avalie antes de fazer apostas

Antes de se antecipar e fazer pedidos para os fornecedores, faça uma pesquisa. Seja por meio da concorrência ou do seu público-alvo, é importante descobrir que produto ou serviço tem potencial de melhor desempenho nas vendas do final de ano.

“Infelizmente, a atividade empresarial não é só vender, as pequenas empresas dão atenção excessiva para as vendas”, afirma Fernando Blanco, presidente do Instituto para o Desenvolvimento da Cultura do Crédito (IDCC).

2. Gerencie o estoque

Os indicadores do estoque da sua empresa dizem muito da gestão que você está dando para o negócio. “O gestor precisa envolver a equipe de suporte e do estoque para não perder oportunidades de vendas”, explica Cruz.

O trabalho fica mais fácil com o auxílio de softwares de gestão, que dão uma visão panorâmica das vendas. Para Maia, o acompanhamento é essencial para tomadas de decisões.

3. Invista tempo no atendimento

Treine sua equipe de vendedores para que eles estejam munidos de todas as informações sobre os produtos da empresa. Independente da correria diária, o empreendedor deve dedicar alguns minutos para acompanhar os funcionários contratados recentemente. “Tem que fazer um plano de ação diário, identificar quando um vendedor vende pouco”, explica Cruz.

Nessa época do ano, não é incomum que o cliente tenha que correr atrás de um vendedor para ser atendido. Segundo Maia, ao contratar funcionários inexperientes e sem preparo específico, o atendimento ruim impede que as vendas sejam ainda melhores. E, com o treinamento apropriado, a fidelização do cliente acontecerá de forma natural.

4. Agilize as operações

Durante as compras no final do ano, ter que lidar com clientes difíceis ou impacientes pode fazer parte da rotina. Por isso, é recomendável se atentar quando há um problema nas máquinas de cartão de crédito ou até mesmo na operação do caixa. “Agilidade e paciência são cruciais”, afirma Cruz.

5. Seja criativo nas promoções

A promoção ou a venda de “combo” de produtos similares são ações que contribuem para o aumento do ticket médio do consumidor. “Tem que ser uma promoção agressiva; é o momento oportuno para inovações”, afirma Maia.

 

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quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Hotdesk: Facebook cria serviço de empregos!

O Facebook estréia no mercado profissional com sua Social Jobs Partnership, uma plataforma criada em parceria com diversos órgão governamentais americanos e serviços de recrutamento como Work4Labs, BranchOut, Jobvite, DirectEmployers e Monster.com.

 
Trata-se de um aplicativo para o Facebook, que oferece vagas de emprego e está disponível para todos os usuários da redes social. Há um mês eram 1,7 milhão de vagas disponíveis, todas nos Estados Unidos. A aplicação permite buscar vagas por localidade, por segmento da indústria ou por habilidades e se candidatar ao emprego.

O Facebook afirma que não está entrando na indústria de recrutamento, mas certamente o lançamento mexe com um mercado ainda pouco explorado pela turma de Zuckerberg e pode ser uma nova fonte de receita para a empresa. Se cuida, Linkedin!

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terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Hotdesk: 6 livros inspiradores para startups!

Camila Farani, especialista em startups indica obras para quem quer virar empreendedor:

1. A Startup Enxuta, de Eric RiesOferece uma metodologia para desenvolver o produto/serviço e evitar criar algo que ninguém queira. Eric acredita que os empreendedores podem evitar fracassos se descobrirem o que os clientes realmente querem.

2. A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée MauborgneA obra traz uma maneira diferente de colocar a estratégia em prática. Para fazer o livro, os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 setores e viram que as explicações tradicionais não serviam para o método dos ganhadores.

3. Perdendo minha virgindade, de Richard Branson Richard Branson é um dos empreendedores mais famosos do mundo e responsável pela marca Virgin, com empresas em várias áreas. No livro, ele ensina como é possível empreender e usa uma linguagem objetiva e divertida.

4. Startup, de Jessica LivingstonA autora compilou várias entrevistas com empreendedores, como os fundadores do Uahoo! e do Hotmail, com perspectivas muito interessantes sobre as vitórias e desafios associados a começar um negócio.

5. Startup Brasil, de Pedro Mello e Marina Vidigal Tem uma estrutura similar à obra Startup, mas é repleto de histórias brasileiras, o que torna a leitura muito enriquecedora. O livro conta histórias de empreendedores de vários setores e não só de tecnologia.

 
6. Inovação em modelos de negócios, de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur Modelos de negócio inovadores são emblemáticos em nossa geração, mas continuam pouco compreendidos. O livra traz ferramentas para ajudar os empreendedores a implementar esse processo na empresa.

 
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segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Hotdesk: Final de Ano!

Estamos chegando a mais um final de ano, e como de costume é a hora pensar o que queremos para nossas vidas para o Ano Novo.

Queremos melhorar o relacionamento com nossa família, resolver conflitos, criar oportunidades, gerar prosperidade, viver um amor verdadeiro??

Pensemos então o que estamos fazendo efetivamente para que nossos planos se concretizem?

A natureza tem sua personalidade e nos submete a muitos desafios, portanto acreditar que os sonhos e realizações ocorrerão por mágica fará com que tenhamos o ano novo igualzito ao anterior.

Para conseguirmos resultados diferentes, precisamos de atitudes diferentes. Obviamente tudo isto é muito fácil de falar e difícil de colocar em prática, pois somos em tese a mesma pessoa do ano anterior, dos anteriores, e se não conseguiu mudar até agora, o que leva a crer que no novo ano será diferente?

Será efetivamente diferente se descobrirmos quem realmente somos! Se mantivermos a lealdade com nossos pensamentos, nossas crenças e nossa essência!

Precisamos enxergar com muita clareza tudo aquilo que nos impediu de dar o passo para cima e para o alto, e então, lutar em busca das habilidades necessárias para vencer estes obstáculos.

Vamos de verdade aprender com o que vivemos. Encontremos nosso propósito, aquilo que faz nossos olhos brilharem e o que faz sentirmos que nossa vida realmente vale à pena!

Quando exploramos nossa consciência despojadamente de medos, vaidades e preconceitos aprenderemos a balancear nossa energia, ficamos mais perto de nossos objetivos e deixamos de desperdiçar o que a vida nos oferece.

Ao entendermos como funciona o “jogo da vida”, percebemos como atuamos em relação a nós mesmos e as pessoas a nossa volta. Aprendemos a fazer as escolhas e inevitavelmente teremos os resultados mais próximos a que desejamos.

Depende de mim... Depende de vocês... Depende de nós... e se realmente quisermos, assim será!

Edson Luceiro

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


Hotdesk: A empresa de maior prestígio do Brasil no Época NEGÓCIOS 100!

Pelo quarto ano seguido, a Nestlé foi a vencedora do prêmio “Época NEGÓCIOS 100 - As Empresas de Maior Prestígio do Brasil". A cerimônia da quinta edição da premiação aconteceu ontem (5/12), no Leopolldo Itaim, em São Paulo (SP).

A premiação reconhece as cem companhias com a imagem corporativa mais forte entre os consumidores brasileiros. "A competição está cada vez maior. E o dinamismo é cada vez mais necessário", afirmou Frederic Zoghaib Kachar, diretor geral da Editora Globo.

Vencedoras:

A Nestlé tem compromisso forte com o brasileiro. Não é à toa que ganhamos nas últimas quatro edições", disse Izael Sinem Júnior, diretor de comunicação ao consumidor da Nestlé ao receber o prêmio de empresa de maior prestígio do país. "Esse prêmio é fruto de um trabalho muito sério.”

O segundo lugar entre as dez mais foi da Natura. Premiada por ter a inovação como atributo de marca, a empresa adotou neste ano uma ferramenta de maquiagem virtual para promover seus produtos.

A maior empresa do país levou o terceiro troféu da noite. Pela primeira vez, a Petrobras tem uma mulher na presidência, com a missão, entre outras, de manter o alto prestígio da marca.

Johnson & Johnson, Sony, Samsung, Boticário, Banco do Brasil, Volkswagen e Apple completaram o top 10 entre as empresas de maior prestígio neste ano.

A pesquisa foi realizada com mais de 12 mil consumidores em todas as regiões do país e classes sociais. Foram avaliadas mais de 250 marcas corporativas e, ao final, foram escolhidas as 100 marcas para integrar a lista.

As marcas foram avaliadas em seis aspectos: admiração, compromisso social e ambiental, confiança e ética, história e evolução da empresa, postura inovadora e qualidade de produtos e serviços.

Arquivo retirado do site Época Negócios.

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terça-feira, 4 de dezembro de 2012

HotDesk: O negócio por trás das decorações de Natal!

A  noite lá estão eles pendurados em árvores, suspensos por guindastes, acendendo luzes e encaixando peças. Tudo para deixar o seu Natal um pouco mais mágico e o de seus clientes um pouco mais rico. As empresas responsáveis pela decoração de shoppings, ruas e lojas do Brasil e que movimentam um negócio milionário no final do ano.

Cinco companhias especializadas exclusivamente em decoração natalina atendem aos pouco mais de 800 shoppings do país. As operações são grandiosas e os preços são altos: um projeto decorativo de natal chega a custar em média R$ 400 mil reais. “Somente para o Natal de 2012 os shoppings investiram cerca de R$ 235 milhões em decoração”, afirma Luís Augusto Ildefonso, diretor de relações institucionais da Associação Brasileiras de Lojistas de Shopping (Alshop).

O fruto de tudo isso é o aumento do consumo. “Uma decoração bem feita atrai pessoas, que ficam mais propensas às compras, por isso, há uma concorrência entre os estabelecimentos para ver quem faz o natal mais tecnológico, mais sofisticado, mais bonito”, completa o diretor.

O investimento em decoração, aliado ao maior poder de compra dos brasileiros, que tiveram aumentos de salários reais e estabilidade empregatícia, geraram previsões otimistas para as vendas de final de ano, período que compreende a primeira quinzena de dezembro até a semana posterior ao Natal. A Alshop espera para esse ano um faturamento 6% maior do que o mesmo período de 2011.

A roupagem de Natal dos shoppings é percebida pelos consumidores quando já estão completas, e fica aquela sensação de que foi "de dia para a noite". E, na verdade é quase o que acontece. Os funcionários começam a trabalhar assim que o shopping fecha, às 23h, até antes de ele abrir as portas, às 9h da manhã do dia seguinte.

O trabalho do decorador vai muito além da montagem e, por isso, ele acontece ao longo do ano, como explica Conceição Cipolatti, diretora artística e dona da Cipolatti, empresa responsável pela decoração de 140 shoppings, entre Brasil, América Latina e Angola, na África.

“Nosso cronograma é bastante apertado: em janeiro visitamos feiras de Natal espalhadas pelo mundo, como Alemanha e Espanha, em março concluímos a criação de novas idéias e abrimos o showroom para que os clientes possam escolher a decoração. Fechado o projeto com cada um deles, a gente começa a montagem e preparação da festa”, diz Conceição.

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